Planejamento Sucessório

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO PATRIMONIAL

Por Eladio Lasserre

Muitos não sabem, ou preferem não saber, mas podem , desde já, interferir na forma e nas consequencias da distribuição do seu patrimônio, ainda em vida, após a sua morte, de diversas formas além do velho conhecido testamento.

São muitas outras ferramentas, jurídica e financeiras que podem auxiliar no planejamento da sucessão e transmissão do seu patrimônio de forma eficaz e eficiente, rápida e com custo reduzido. Saibam, não é necessária a morte para transferir o patrimônio aos herdeiros desejados, do mesmo modo que tal antecipação não impede a fruição do patrimônio pelo titular até a sua morte.

Fundamental é dizer que um adequado planejamento é personalíssimo, com uma arquitetura individualizada, buscando atender aos objetivos, situação patrimonial e contexto familiar de cada indivíduo. Do mesmo modo, considerar as evoluções que podem ocorrer entre o planejamento e o evento morte, podendo se pensar em adaptações necessárias.

O importante é pensar em abandonar a atitude passiva em relação ao destino dos seus bens após o evento morte. A decisão de agir logo é influenciada normalmente para: destinação racional e preservação de bens; preservação da atividade empresarial familiar; liberação rápida de recursos e ativos (evita-se o longo processo de inventário); preservação de discussões sucessórias e de disputa de herança; proteção de herdeiros ou terceiros.

Nunca é cedo ou tarde para se pensar em uma sucessão patrimonial adequada. Há um arsenal de instrumentos disponíveis que, em conjunto ou isoladamente, podem significar em uma qualidade sucessória jurídica e financeiramente tranquilas.

Lasserre Advogados conta com um serviço apto a orientar, esclarecer, executar e gerir um planejamento adequado de sucessão patrimonial. Consulte-nos.

Receba nossos artigos!

Prometemos cuidar do seu email como se fosse nosso!

Outros Posts