O QUE EU, SEU ADVOGADO, POSSO FAZER PARA AUMENTAR AS MINHAS HABILIDADES PARA LHE ENTREGAR MUITO MAIS DO QUE UM SERVIÇO JURÍDICO TRADICIONAL?
2022 chegou com promessas de transformação e inovações tecnológicas que servirão para a otimização do tempo e aumento da produtividade. Mas a pergunta é: seu escritório de advocacia tem usado essa revolução para reduzir os seus custos ao mesmo tempo em que melhora a qualidade dos seus serviços?
A advocacia 4.0 é justamente colocar em prática essa equação, incluindo métodos digitais com o principal objetivo de desenvolver uma relação mais humanizada com o cliente através da tecnologia, reduzindo o gastos e melhorando a qualidade dos serviços.
O advogado deve disseminar o seu conhecimento jurídico para que o cliente possa identificar oportunidades e, seja por meio de uma atuação judicial, seja por meio de uma atuação administrativa (ou até mesmo de mediação), garantir direitos que não sabiam que detinham. Para isso, o advogado deve se afastar do “juridiquês”, compartilhando seu conhecimento de forma acessível todo o tempo.
Em suma, deve o advogado afastar-se da “enrolação”, buscando uma visão multidimensional, criativa, inovadora, seja para resolver conflitos, seja para criar soluções jurídicas de forma prática e rápida.
Para isso o advogado deve: i) atualizar-se constantemente; ii) saber resolver os NOVOS dilemas dos seus clientes, afinal o novo traz NOVOS problemas; iii) afastar-se do “mais do mesmo”.
Lasserre Advogados já tem uma presença digital, com todos o seu arquivo de processos e acervo técnico em nuvens, a podendo atuar em qualquer lugar do território nacional. Também monitora seus processos por meio de um aplicativo inovador, e há muito deixou de ter uma atuação REativa para PROativa. Isso não apenas resolve dificuldades técnicas, mas aprimora o relacionamento com o cliente, dando um conforto e segurança jamais antes visto nesta relação.
O desenvolvimento de Soft Skills faz que o (a) advogado (a) do Lasserre Advogados sinta as dores do cliente, adaptando-se a cada caso de forma racional, aumentando o seu poder de persuasão junto ao Juiz ou a quem se dirige a solução jurídica. Ou seja, nós nos transformamos no cliente, mas sem perder o conhecimento de advogado.
A “cereja do bolo” está em desenvolvimento e será nossa grande meta para 2022, que é o desenvolvimento do sistema de jurimetria que nada mais é do que a aplicação de várias técnicas de matemática, estatística e probabilidade para extrair informações e insights, principalmente dos processos judiciais.
Essa tecnologia é muito relevante para que o advogado possa estar sempre um passo a frente, seja para continuar o seu “ataque”, seja para recuar e propor um acordo mais vantajoso para o cliente.
A Advocacia moderna deve não apenas mudar os processos. Ela deve mudar as pessoas! O advogado deve se permitir a mudar de mentalidade, aumentando suas habilidades socioemocionais e outras como: resiliência, flexibilidade, autocrítica e clareza na comunicação, que passam a estar no mesmo patamar de importância do domínio da lei e o conhecimento sobre normas jurídicas.
Eladio Lasserre – Founder/CEO do Lasserre Advogados